Em pleno século XVI, a sociedade
ainda cultiva o estereótipo do produtor rural caipira e simplório. Porém,
aqueles que mantiverem este perfil, ficarão isolados da realidade do agronegócio.
O produtor rural da atualidade – e
com futuro promissor – tem que conhecer das questões da terra, do cultivo, além
de ser empresário.
Empreendedores, proprietários de
viveiros, sítios, fazendeiros, precisam ter domínio sobre gestão de negócio,
como uma forma de garantia de participação no mercado e ainda, deve estar
atento às tendências e tecnologias disponíveis no mercado nacional e até mesmo
internacional.
Surge o novo “homem do campo,
empresário rural, tendo que pensar em Processos, Pessoas e Tecnologia para
acompanhar a evolução do segmento de agronegócio.
O gerenciamento de uma empresa,
mesmo que rural e familiar, envolve planejar, medir, projetar e ponderar riscos
inerentes ao negócio. Gestão Empresarial significa estabelecer um plano de
negócio definindo a posição da empresa no mercado, posicionamento da marca e do
produto / serviço, definindo o mercado de atuação e o planejamento financeiro
do negócio: faturamento, despesas e rentabilidade do negócio. A partir desses
dados será possível realizar a avaliação da
performance empresarial comparativamente com os objetivos estabelecidos.
De posse de dados
concretos as decisões estratégicas e táticas podem ser resolvidas com maior
facilidade.
Pessoas, Processos e
Tecnologia fazem parte do tripé de sucesso de um negócio. Os viveiristas e
produtores precisam se olhar como empresários, proprietários de um negócio que
sofre a influência do meio externo. O mundo dos negócios está se
profissionalizando e isto implica que os elos da cadeia estejam capacitados.
Ser empresário
significa:
§
Criar
um negócio mantê-lo saudável, ter ações sustentáveis, agir com coerência e
equilíbrio.
§
É
estar pressionado com as legislações fiscais, das negociações coletivas e das
relações comerciais impostas.
§
É
ser o responsável por pessoas, por profissionais, principalmente quando o risco
está na fase de crescimento de pequeno para médio ou de médio para grande.
Nessa hora é preciso confiar em si mesmo na tomada de decisão baseada em fatos
e tantas outras com subjetividade.
Ser profissional
significa:
§
Agir
com coerência, determinação, persistência;
§
Gerar
ações assertivas que tragam resultados positivos ao negócio da empresa;
§
É
ter alta competência técnica, comportamental e emocional para exercer o papel
profissional.
Empresário ou profissional são
pessoas que trabalham que pensam e agem. Isso faz a dinâmica da empresa e da
cadeia produtiva! Assim uma evidência da importância da Gestão de Pessoas.
Processos é um conjunto de ações que determinam a
forma de execução, através dos fluxos de atividades. Processos
são compostos por procedimentos visando o cumprimento do planejamento do
negócio.
Tecnologia, no mundo corporativo, está
atrelada ao uso de sistemas de telecomunicação, computador, redes, máquinas e
equipamentos, que facilitam ao profissional a administração do tempo e a
melhoria dos processos na gestão empresarial.
Unir os três pontos é tarefa árdua
para que o resultado do negócio seja medido e com isso o crescimento
sustentável atingido. Sustentável, pois precisamos criar ações hoje para que a
médio e longo prazo possamos ter um negócio próspero e uma empresa sólida nos
quesitos financeiros e administrativos, com profissionais qualificados. Sem
pessoas a operação deixa de existir, sem processos há fragilidade na qualidade do
produto ou serviço, sem tecnologia as operações são manuais e mais lentas à
competição da empresa no mundo dos negócios.
Mudança de Atitude
Existem comunidades de produtores
familiares, dispersos pelo interior do país, com pouco ou nenhum acesso à
tecnologia, voltados à subsistência, venda ou escambo de produtos em feiras
regionais. Porém, no cenário da agricultura moderna, repleta de tecnologias, e
num mundo globalizado onde a competitividade é grande, as oportunidades
existem, para empreendedores. Ser visionário é importante ao idealizar um
negócio, mas planejar as ações com assertividade é o caminho da
profissionalização e do sucesso de uma empresa.
O produtor rural precisou sair de
sua zona de conforto e buscar conhecimento, atualização sobre o mercado, além
de técnicas de gerenciamento da sua propriedade, agora uma empresa rural. Os
produtores / empresários rurais precisam, além de conhecer amplamente o
processo produtivo do seu negócio, estar atentos aos demais elos da cadeia e,
principalmente, conhecer as necessidades do consumidor.
São diversos os
obstáculos que o contexto rural nos traz:
§
Driblar
as intempéries climáticas;
§
Enfrentar
a mídia negativa do uso indiscriminado de agrotóxicos;
§
À
distância no apoio e subsídios do Governo, nas tratativas técnicas e da
legislação que facilitam o aperfeiçoamento rápido em novas implementações do
negócio;
§
E
ainda manter-se atuante e competitivo (no contexto administrativo e financeiro)
no mercado.
Saber gerenciar pessoas é
fundamental para a sobrevivência do negócio. Superar dificuldades e fazer delas
oportunidades é o grande diferencial de uma empresa de sucesso. Planejar
estrategicamente, ter metas definidas e alinhadas com a realidade do
agronegócio e da cadeia produtiva pertencente, é fundamental para se preparar e
antever oportunidades e ameaças, em tempos de alta competitividade.
É preciso ainda investir nos
relacionamentos profissionais, através da rede de contatos, sejam com
fornecedores, canais de venda, ou outros.
Antecipar tendências e enxergar
oportunidades é fundamental para manter-se com sucesso no mercado e, para isso,
é necessário participar ativamente de eventos do setor, desenvolver e manter
uma rede de comunicação externa.
Diretores precisam estar atentos a
novos negócios, gerentes precisam ser mais estratégicos, e atuar com
planejamento tático, funcionários precisam ter maior qualificação e saber
operacionalizar a função.
Gestão Empresarial: Uma Ferramenta
Fundamental
Antes conhecido apenas como
“agrícola”, este setor produtivo agora recebe títulos mais mercadológicos, como
“agribusiness” ou “agronegócio”. Para fazer parte dessa nova visão, o
empresário rural necessita do aperfeiçoamento do processo de gestão
empresarial.
Assim como se perde anos de
melhoramento genético das sementes, quando as mesmas ficam aquém da produção da
muda com tecnologia e qualidade; oportunidades de crescimento e desenvolvimento
de empresas rurais são desperdiçadas, quando os produtores rurais deixam de
executar o gerenciamento de negócio, de seus recursos humanos e financeiros.
O produtor / empresário rural
precisa avaliar e planejar – a médio e longo prazo – a gerência de seu negócio,
atentando aos principais pontos estratégicos essenciais em sua gestão, tais
como gestão de pessoas, sucessão familiar, gestão econômico-financeira,
marketing, sistemas e rastreabilidade.
Rastreabilidade é uma ferramenta
eficaz, pois possibilita a otimização do uso de maquinários, implementos e
insumos agrícolas e permite a identificação dos procedimentos e a
disponibilização de informações rapidamente. Atualmente é um pré-requisito para
a comercialização de produtos em grandes atacadistas.
Todo e qualquer gestor precisa
compreender as estratégias da empresa e assumir o comando da gestão de pessoas
para que alianças sejam construídas, a equipe se fortaleça, e ocorra o aumento
da competitividade no mundo dos negócios.
Conhecimento e Qualificação: A
Chave do Empresário de Sucesso
Para gerir uma empresa de sucesso,
além de aplicar as ferramentas de gerenciamento apontadas acima, e consultar sempre
um profissional especialista na área, é preciso ter maturidade pessoal e
profissional. Isto significa ter autoconhecimento e dominar o processo de
gestão do seu negócio. É conseguir enxergar suas próprias limitações e de sua
empresa; compreender situações necessárias temporariamente e mudar quando
preciso; e ainda, conhecer suas qualidades e seus defeitos, identificando as
oportunidades para aplicar cada um destes aspectos, na hora certa.
Reconhecer-se como um “homem /
profissional de negócios”, é o primeiro passo para que o produtor seja um
empresário rural.
Mariana
Ceratti, Projeto Agro
Raquel Kussama, Diretora Grupo RK - Estratégia
de Pessoas & Negócios
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