Nossa experiência mostra que o mais
importante é a avaliação e essencial é a seleção de dois lados: compra e venda.
Uma aquisição só tem êxito quando a
empresa intermediária tem controle do processo. Isso significa conhecer a
compra: a filosofia do grupo, os objetivos futuros com a aquisição, os
objetivos do grupo comprador para a empresa adquirida. E por outro lado conhecer
a venda: indicadores sociais e financeiros, perfil de diretores e funcionários.
Finalmente, o diagnóstico inicial deve
ser cruzado com o perfil de compra e só se uma sinergia do negócio e as pessoas
é possível abrir uma negociação.
Valluation e Due Dillengence são outros processos que visam verificar a apresentação. A avaliação
financeira é importante, mas o sucesso será a integração de processos e
tecnologia de negócios.
Os números são o resultado de pessoas que
superam e transformam barreiras em oportunidades.
Acredito que o maior sucesso na aquisição
de uma empresa é também a avaliação de processos, pessoas e como a liderança
impulsiona o processo. A cultura das empresas envolvidas determinam o sucesso
ou fracasso de uma fusão ou aquisição de negócios.
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